top of page
lua.png

SOBRE NÓS

Metade de nosso trabalho é feito por Amor e a outra metade é feita por Amor. 

A Associação Educacional, Cultural e Social Aprender (AECS Aprender) surgiu pelo desejo de regularizar os trabalhos sociais realizados anonimamente de 1999 a 2015, através do Núcleo Educacional Lápis de Cor – Colégio Aprender em suas duas unidades nos bairros do Parque Residencial Marengo e Jardim Luciana no Município de Itaquaquecetuba.

Durante nossa administração (1998-2016) o Colégio Aprender atendeu em média 3.800 crianças de zero a cinco anos da fase da educação infantil e oferecia portas abertas para oficinas de contraturno escolar atendendo crianças e adolescentes de 6 a 14 anos da comunidade onde as unidades estavam inseridas, dentre os quais se destacaram projetos como o Gostar de Ler (incentivo à leitura) e o Corpo em Movimento (aulas de ballet, street dance).

Após a constituição jurídica das ações e reconhecimento então como Entidade Social, desvinculou-se do Núcleo Educacional e sua unidade do Jardim Luciana foi agregada as creches comunitárias de Itaquaquecetuba. A Creche Lápis de Cor ficou sob nossa administração no período de fevereiro a dezembro de 2017.

Demos continuidade aos projetos iniciais na sede da associação inicialmente no Jardim Luciana. Em 2019, nossa sede foi transferida para o Parque Residencial Marengo e atualmente disponibilizamos oficinas as crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no Espaço Culturando além de trabalho social junto as famílias de assistência, palestras e orientações de diversas naturezas. Estamos também administrando duas Creches com Subvenção da Prefeitura Municipal nos bairros do Parque Residencial Marengo e Bairro Piratininga onde atendemos um total de 245 bebes e crianças bem pequenas ( 0 a 3 anos).

O atendimento desde a pandemia está afetado e campanhas de conscientização e orientação para prevenção contra o Covid além de assistência as famílias através de grupos de ajuda estão sendo nosso foco no momento.

Para nossos trabalhos, prezamos o envolvimento da escola, da família e da comunidade pois é fundamental para tornar os resultados positivos possíveis tendo como ponto de partida o carinho  uma vez que muitos acabam tendo o local como seu referencial, com a dedicação de nossos profissionais em tornar o ambiente aconchegante, estimulante e acolhedor tornando o espaço prazeroso e propicio a construção de uma identidade cidadã e o  respeito a todos os envolvidos, independentemente de sua condição social, física ou cognitiva, todos são assistidos com profissionalismo e humanização na busca pela transformação.

Esperamos que esse período de isolamento se finde em breve para que possamos retomar com nossas ações. Nossas pesquisas apontam que precisamos direcionar os atendimentos focando na ajuda emocional, educacional e orientação para o trabalho além do fortalecimento das relações familiares para resgatar nossa rotina com qualidade.

bottom of page